Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como ganhar dinheiro como motorista de aplicativo? Veja dicas de condutores

O R7 ouviu motoristas e foi atrás dos principais apps para entender as dinâmicas de pagamento e como garantir uma renda

Renda Extra|Do R7

Modalidade de transporte cresceu e se transformou em importante fonte de renda
Modalidade de transporte cresceu e se transformou em importante fonte de renda Modalidade de transporte cresceu e se transformou em importante fonte de renda

O Brasil tem 1,4 milhão de trabalhadores em atividade no setor de transporte de passageiros e de mercadorias por aplicativo, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado em 2021. O número representa 31% do total estimado de 4,4 milhões de pessoas alocadas na área de transporte, armazenagem e correio no país.

Nos últimos anos, a modalidade de transporte cresceu e se transformou em importante fonte de renda para milhares de pessoas. Por motivos pessoais ou externos — como a crise econômica e/ou a pandemia, por exemplo —, o transporte por aplicativo é uma realidade nas grandes cidades do Brasil.

No entanto, o serviço é lucrativo? É possível criar estratégias para descobrir como ganhar dinheiro como motorista de aplicativo? A reportagem do R7 ouviu motoristas e foi atrás dos principais apps para entender melhor as dinâmicas de pagamento e como tentar garantir uma renda extra com o trabalho.

Como funciona o pagamento para motoristas de aplicativo

Ganhos dependem do tempo e da distância de cada viagem
Ganhos dependem do tempo e da distância de cada viagem Ganhos dependem do tempo e da distância de cada viagem

Cada aplicativo tem o próprio sistema de pagamento, que pode variar de acordo com as políticas e promoções vigentes em cada região do país. Na Uber e na 99, por exemplo, os ganhos dependem do tempo e da distância de cada viagem.

Publicidade

“Entender como os ganhos funcionam ajuda a planejar o seu dia. O app tem recursos que podem ajudar você a acompanhar os seus ganhos, ver os totais em tempo real, conferir informações de uma viagem específica e comparar os ganhos por semana”, informa a Uber por meio do site oficial.

O aplicativo ressalta, no entanto, que os ganhos variam semanal e mensalmente. “Eles dependem do número de viagens que você faz, dos locais e horários em que dirige e de outros fatores.”

Publicidade

Ao R7, a assessoria de imprensa da 99 informou que "o sistema amplia os ganhos, ao trazer as duas variáveis (duração e quilometragem) e corrigir perdas em situações adversas como congestionamento ou imprevistos que alterem o trajeto no início da viagem”.

De acordo com a empresa, “os ganhos são calculados de forma independente ao valor pago pelo passageiro, permitindo que o motorista receba um valor mais rentável em situações que fujam ao seu controle. Isso significa que a 99 pode reduzir o preço cobrado do passageiro, por meio de promoções e descontos, sem afetar o ganho do motorista”.

Publicidade

Como ganhar mais dinheiro como motorista de aplicativo?

Motoristas dão dicas de como lucrar com apps
Motoristas dão dicas de como lucrar com apps Motoristas dão dicas de como lucrar com apps

Segundo estimativa da Uber, que considera a realidade da cidade de São Paulo, os ganhos podem chegar a R$ 1.700 por semana — 50 horas de trabalho por semana. A empresa ressalta, no entanto, que é “difícil prever os padrões de viagens devido à Covid-19, por isso os ganhos reais podem ser diferentes das estimativas”.

Fernanda Cesar, de 54 anos, é motorista de app desde 2016. À época, ela trabalhava com vendas de publicidade, e a renda havia caído muito. Hoje, a profissional divide a rotina no escritório com a prestação do serviço. Para Fernanda, alguns horários são mais lucrativos do que outros. “Das 5h às 6h da manhã, até as 10h, e das 16h às 21h ou 22h”, conta.

Outro motorista que encontrou nas plataformas uma oportunidade de alcançar uma renda extra foi Marco Antônio da Silva, de 48 anos, que entrou para o mercado durante a pandemia. “Eu tenho uma barbearia, mas a pandemia de Covid-19 me prejudicou bastante. Por isso, decidi entrar no aplicativo. Já estou há um ano e meio e faço o trabalho nas horas vagas.”

De acordo com o motorista, “os melhores horários para trabalhar são os de pico, de manhã e à noite. Além disso, nos fins de semana e perto de grandes eventos”.

Renda extra interessa a você? Aprenda a vender qualquer coisa!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.