Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em uma semana, número de consultas sobre dinheiro esquecido supera 102 milhões

Do total registrado até a noite deste domingo (20), 100,151 milhões correspondem a pessoas físicas, e 2,550 milhões, a pessoas jurídicas

Renda Extra|Do R7

Site exclusivo de consulta sobre dinheiro esquecido começou a funcionar em 13/2
Site exclusivo de consulta sobre dinheiro esquecido começou a funcionar em 13/2 Site exclusivo de consulta sobre dinheiro esquecido começou a funcionar em 13/2

Em uma semana, o número de consultas ao SVR (Sistema de Valores a Receber), que permite identificar e resgatar dinheiro esquecido em instituições financeiras, chegou a 102,701 milhões. Segundo o Banco Central, desse total, registrado até a noite deste domingo (20), 100,151 milhões correspondem a pessoas físicas, e 2,550 milhões, a pessoas jurídicas.

De acordo com os dados divulgados pelo BC, 21,886 milhões de cidadãos têm saldo em contas antigas, e 251.243 empresas verificaram a existência de valores a serem recuperados.

O site exclusivo para consultas começou a funcionar na noite de 13 de fevereiro, no endereço valoresareceber.bcb.gov.br. Na consulta, basta digitar o CPF ou o CNPJ e a data de nascimento para saber se existem saldos residuais a serem sacados.

Os valores a receber serão conhecidos apenas no momento do resgate, que foi escalonado em três grupos, para evitar uma corrida bancária. A estimativa do Banco Central é que haja um total de R$ 8 bilhões a serem recuperados, dos quais R$ 3,9 bilhões devem ser liberados nesta primeira etapa, para mais de 28 milhões de cidadãos e empresas.

Publicidade

Para saber quanto receberá de volta, o usuário precisa estar cadastrado na plataforma Gov.br do governo federal, com um nível de acesso prata ou ouro – ambas as modalidades demandam mais autenticações, como reconhecimento facial e autorização via aplicativo do banco. A divisão de agendamentos foi feita de acordo com o ano de nascimento ou de criação da empresa.

Quem não estiver apto agora poderá tentar novamente a partir de 2 de maio, quando uma nova fase será aberta na plataforma, incluindo mais saldos esquecidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.