Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inadimplência cresce pela primeira vez em oito meses, mostra BC

Endividamento das famílias bateu novo recorde em novembro, chegando a 51,9%, segundo dados do Banco Central

Renda Extra|

Indicador de inadimplência passou de 2,3%, em dezembro, para 2,5%, em janeiro
Indicador de inadimplência passou de 2,3%, em dezembro, para 2,5%, em janeiro Indicador de inadimplência passou de 2,3%, em dezembro, para 2,5%, em janeiro

A inadimplência aumentou pela primeira vez em oito meses em meio a alta do custo dos empréstimos, mostrou relatório do Banco Central divulgado nesta quinta-feira (24). O estoque total de crédito no Brasil começou o ano em estabilidade, desempenho que a autarquia apontou como natural para janeiro.

As taxas cobradas pelos bancos dos tomadores de empréstimo têm aumentado continuamente ao longo do último ano, acompanhando a alta da taxa Selic pelo BC, mas a inadimplência não vinha mostrando alteração. Em janeiro, esse indicador aumentou para 2,5%, de 2,3% em dezembro, na primeira alta desde maio do ano passado.

Considerando apenas o crédito livre, em que as taxas são pactuadas sem a interferência do governo, a inadimplência também aumentou 0,2 ponto percentual, para 3,3%, o primeiro acréscimo desde novembro.

O chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, ponderou que, apesar das variações, as taxas de inadimplência seguem "extremamente baixas". "Isso é um primeiro aumento depois de vários meses estáveis; a gente não sabe se isso é um ponto ou alguma reversão de trajetória", afirmou.

Publicidade

Os dados do BC mostraram, ainda, que o endividamento das famílias bateu novo recorde em novembro, chegando a 51,9%, de 51,2% em outubro. O dado compara o saldo das dívidas das famílias com a renda acumulada em 12 meses, informação fornecida pelo IBGE com defasagem. Já o comprometimento da renda com o pagamento do serviço da dívida ficou estável em 27,9%.

Saldo do crédito

O saldo do crédito ficou em R$ 4,671 trilhões no mês passado, correspondente a 53,3% do PIB (Produto Interno Bruto), estável na comparação com dezembro.

No período, o crédito para as empresas caiu 1,5%, refletindo queda sazonal da demanda por linhas como desconto de duplicata e antecipação de fatura de cartão, com maior peso. Já o crédito às famílias aumentou 1%, mesmo com a nova alta da taxa média de juros, que chegou a 29,5% para as pessoas físicas, ante 28,6% no mês anterior.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.