Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metade dos brasileiros já realiza pagamentos por aproximação

Dados mostram crescimento de 469,6% do método no momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus

Renda Extra|Do R7

Pagamento por aproximação atrai brasileiros
Pagamento por aproximação atrai brasileiros Pagamento por aproximação atrai brasileiros

O sistema de pagar compras e serviços sem tocar na maquininha de cartão já conta com a adesão de 48% dos brasileiros, aponta pesquisa realizada pela Digio, plataforma digital de serviços financeiros.

Além do uso dos cartões integrados com a tecnologia, é comum a utização das carteiras virtuais, disponíveis em smartphones (celulares) ou smartwatches (relógios) para a realização dos pagamentos.

A preferência ganhou força durante a pandemia do novo coronavírus e agora mantém os adeptos em razão da praticidade e segurança. Entre os que já aderiram ao sistema, 10% afirmam que usam essa função pois não precisam tocar na maquininha, o que os deixou mais seguros dos riscos de contrair a Covid-19.

O dado é comprovado por outro estudo, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, que aponta para o crescimento de 469,6% do método entre 2019 e 2020, momento mais crítico da pandemia, que movimentou R$ 41 bilhões.

Publicidade

Marcelo Scarpa, diretor-executivo da Digio, ressalta também que 13% ainda não conhecem a opção de pagamento por aproximação. "Vamos continuar educando nossos clientes sobre os diversos temas relacionados às finanças e facilitar cada vez mais a experiência de compra", afirma ele.

Cartão virtual

A pesquisa mostra que 81% dos entrevistados disseram que já utilizam os cartões virtuais em suas transações. Mais da metade (52%) entende a dinâmica de segurança e praticidade dessa opção. Por outro lado, 36% ainda preferem utilizar a opção física do cartão.

Publicidade

O cartão virtual é uma funcionalidade que permite tornar as transações mais seguras, já que utiliza outro número, validade e código de segurança.

O sistema, presente geralmente no aplicativo do banco, deve ser usado apenas para realizar compras na internet ou por aplicativos e compartilha o mesmo limite mensal com o cartão físico.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.