Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terceira restituição será paga no dia 29 de julho; saiba onde investir

Especialistas falam sobre as alternativas para aproveitar a oportunidade de aplicar os recursos

Renda Extra|

Receita Federal deve liberar a consulta ao terceiro lote ainda nesta semana
Receita Federal deve liberar a consulta ao terceiro lote ainda nesta semana Receita Federal deve liberar a consulta ao terceiro lote ainda nesta semana

Na próxima semana será liberado o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022, no dia 29 de julho. A data para consulta do recebimento ainda não está confirmada, mas a previsão é que seja possível acessar o sistema nesta sexta-feira (22), tendo em vista que ele costuma abrir uma semana antes da data de depósito para os contribuintes.

E com esse dinheiro na mão há alternativas para aproveitar a oportunidade de reinvestir os recursos. A reportagem ouviu especialistas em finanças para mostrar o que fazer com a restituição do IR.

Para aqueles que ainda não possuem reservas, a primeira opção fica por conta da aplicação na poupança como uma carteira de emergência.

“O que muito se recomenda é a poupança de investimentos de três a nove salários. Com a pandemia, as pessoas começaram a pensar mais em dinheiro de emergência, até mesmo devido ao risco de desemprego. Depois disso, a pessoa pode pensar em reserva de aposentadoria e outros tipos de investimento de risco”, afirma Simone Pasianotto, economista-chefe da REAG Investimentos.

Publicidade

Opções para quem busca investir com mais riscos não faltam. Com a Bolsa descontada frente aos pares mundiais e após o movimento de saída de investidores que migraram para a renda fixa, há grandes oportunidades em ativos de maior volatilidade, principalmente para aqueles com perfil mais agressivo, de acordo com Luis Fernando de Lima, diretor operacional (COO) da Teddy Open Finance.

O investidor, no entanto, precisa entender o horizonte de investimentos e seus objetivos pessoais. “Toda vez que falamos em investimentos, precisamos analisar muito mais o perfil do investidor do que os ativos investidos”, afirma Lima.

Publicidade

Nesse sentido, ele destaca também os títulos soberanos do Brasil, como Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Pré-fixado. “Eles possuem baixo ticket inicial e o menor risco entre todos os investimentos disponíveis”, explica Lima.

O sócio e analista da Santa Fé Investimentos, Gabriel Diniz, alerta para um olhar mais atencioso para as empresas antes de comprar qualquer ação.

Publicidade

“É importante que o investidor perceba nessas oportunidades aquelas empresas que se mantêm resilientes em período de crise, empresas com forte geração de caixa, aquelas em que é possível reconhecer uma gestão de qualidade com baixo turnover (rotatividade) de diretoria e funcionários e, principalmente, que tenha passado por momentos de crise com crescimento”, diz.

O analista ainda destaca fundos imobiliários e Fiagros (fundo de investimento com foco nas cadeias produtivas agroindustriais) como classes de ativos interessantes para investir a restituição do Imposto de Renda.

“Além de possuírem valor de investimento inicial baixo, proporcionam incentivos fiscais, com isenções para pessoa física”, afirma. Diniz afirma que o investidor precisa ficar atento porque a restituição já tem a correção monetária embutida e, por isso, ele deve reinvestir pelo menos parte dos recursos para obter um ganho real no patrimônio.

Como consultar?

O lote da restituição pode ser consultado na página da Receita Federal na internet. Para fazer login, o contribuinte precisa clicar em “Meu Imposto de Renda” para, em seguida, ser guiado para outra página com a opção “Consultar Restituição”.

A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS. A restituição será depositada na conta bancária informada no momento da declaração do Imposto de Renda.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.