Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Adotar hábitos financeiros ajuda a colocar as contas em dia; entenda

Educador financeiro do C6 Bank fez uma lista de hábitos financeiros para ajudar quem está inadimplente a ficar com as contas em dia

Renda Extra|Do R7

Inadimplentes aproveitam para negociar a quitação de suas dívidas no Feirão Limpa Nome
Inadimplentes aproveitam para negociar a quitação de suas dívidas no Feirão Limpa Nome Inadimplentes aproveitam para negociar a quitação de suas dívidas no Feirão Limpa Nome

Seis de cada dez pessoas que estão com as contas atrasadas planejam usar o 13º salário para pagar as dívidas. Segundo pesquisa da Serasa, pelo menos 63% disseram que pretendem utilizar o abono para limpar o nome e pagar dívidas e contas básicas.

O levantamento é um alento diante do cenário de novo recorde de endividamento no país. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa, o mês de outubro registrou 69,06 milhões de inadimplentes no Brasil. É a primeira vez que o indicador alcança esse patamar desde o início da análise.

Esse comportamento reflete a dificuldade que alguns consumidores têm para pagar em dia suas obrigações financeiras. Na lista das dívidas que mais cresceram em um ano estão cartões de crédito, carnês de loja e cheque especial.

Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank, diz que existe um conjunto de hábitos que devem ser adotados por quem deseja organizar a vida financeira.

Publicidade

“O primeiro passo que deve ser dado é ter consciência da situação, querer mudar de verdade e levantar o quanto deve e a que custo. Quanto mais cedo a pessoa tentar acertar as contas, menos juros incidirão sobre o valor da dívida.”

Para quem está nessa situação, Liao também fez uma lista dos cinco passos que devem ser adotados para sair do vermelho.

Publicidade

Anote quanto ganha e onde gasta todo mês

Quem não sabe quanto ganha e onde gasta tem mais dificuldade para organizar a vida financeira. Para conseguir ter noção dessas informações, é importante pôr no papel ou em uma planilha de computador todas as entradas e saídas de dinheiro. Uma boa forma de fazer isso é dividir os gastos em categorias como moradia, transporte, educação, comunicação, lazer, alimentação e outras que julgar pertinente para o seu contexto.

Tente cortar gastos

Se a pessoa gasta mais do que recebe, ela precisa reduzir as despesas para organizar sua vida financeira. Por isso, é importante ter planilhado todos os débitos, para saber com o que está gastando demais e quais gastos podem ser cortados até as contas ficarem equilibradas. Reduzir o padrão de vida nunca é fácil, mas é necessário fazer isso temporariamente até resolver o problema.

Publicidade

Comece a pagar, priorizando as dívidas mais caras

Quem está inadimplente deve tentar começar a pagar o que deve o quanto antes. Postergar o pagamento só aumentará o valor da dívida. Ao iniciar a amortização do débito, os juros deixam de incidir sobre aquela dívida e a pessoa fica mais próxima de sair do buraco.

Na hora de escolher o que pagar primeiro, priorize as dívidas mais caras, aquelas que cobram mais juros e encargos em caso de atraso. O atraso de uma conta dessas encarece demais o valor que será cobrado no mês seguinte.

Troque dívidas caras por outras mais baratas

Quando a pessoa está com contas em atraso e está pagando juros e multa, pode valer a pena pegar um empréstimo com juros mais baixos para quitar outras dívidas mais caras. Crédito com garantia de imóvel ou de carro ou mesmo o consignado são linhas que cobram juros menores que cartão de crédito e cheque especial, por exemplo.

Busque uma renda extra

Além de cortar despesas, quem gasta mais do que recebe de salário pode tentar obter renda extra para organizar a vida financeira. Uma forma de aumentar os ganhos é prestar serviços, vender produtos ou fazer trabalhos informais nas horas livres. Algumas pessoas têm habilidades para o artesanato, enquanto outras se saem bem na cozinha. Aproveite esses conhecimentos para ganhar dinheiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.