Renda Extra Cartão de crédito: juro do rotativo tem aumento de 364% ao ano

Cartão de crédito: juro do rotativo tem aumento de 364% ao ano

De maio para abril, taxa média total cobrada pelos bancos por essa modalidade de crédito emergencial subiu 4,9 pontos porcentuais

Agência Estado
Em abril, juro cobrado no rotativo do cartão de crédito subiu 4,9 pontos porcentuais

Em abril, juro cobrado no rotativo do cartão de crédito subiu 4,9 pontos porcentuais

Pixabay

O juro médio total cobrado pelos bancos para quem opta pelo pagamento do cartão de crédito no rotativo subiu 4,9 pontos porcentuais de março para abril, informa o Banco Central. A taxa, que era de 359,1%, passa para 364% ao ano. 

Ao lado do cheque especial, o rotativo do cartão é uma modalidade de crédito emergencial, muito acessada em momentos de dificuldades. Ambas oferecem as maiores taxas de juros ao consumidor, que ficam ainda mais elevadas em meio ao ciclo de alta acelerada da Selic, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom)

Nas compras parceladas com o cartão de crédito, o juro passou de 171,7% para 175,1% ao ano. Considerando o juro total dessas operações, que levam em conta operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 73,6% para 76,2%.

Em abril de 2017, começou a valer a regra que obriga os bancos a transferir, após um mês, a dívida do rotativo do cartão de crédito para o parcelado, a juros mais baixos. A intenção do governo com essa determinação era permitir que a cobrança sobre o rotativo do cartão recuasse, já que o risco de inadimplência, em tese, cairia com a migração para o parcelado.

Últimas