Renda Extra Centro de SP recebe feira que promove empreendedorismo imigrante

Centro de SP recebe feira que promove empreendedorismo imigrante

Evento acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, no largo do Arouche e terá orientações sobre negócios e produção artesanal

  • Renda Extra | Do R7

A 1ª Feira do Empreendedorismo Imigrante foi realizada em 2019

A 1ª Feira do Empreendedorismo Imigrante foi realizada em 2019

Reprodução/Secretaria Municipal de Direitos Humanos

A 2ª Feira do Empreendedorismo Imigrante, iniciativa intersecretarial da Prefeitura de São Paulo, começa nesta quinta-feira (8), às 10h, no largo do Arouche, na região central da cidade. O evento, aberto ao público, terá serviços de orientação ao empreendedor e de fomento ao artesanato, com direito a exposição e venda de peças no local. Também haverá área de alimentação e atrações musicais.

Com a feira, a administração municipal tem o objetivo de dar visibilidade à diversidade cultural das comunidades imigrantes, promover sua integração na cidade e combater a xenofobia, por meio da implementação de ações do GTMigra (Grupo de Trabalho Municipal de Inclusão Econômica e Produtiva da População Imigrante).

Esse grupo está sob a responsabilidade da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente e do Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. 

Expositores da 1ª edição da Feira do Empreendedorismo Imigrante, no Pátio do Colégio

Expositores da 1ª edição da Feira do Empreendedorismo Imigrante, no Pátio do Colégio

Reprodução/Secretaria de Direitos Humanos

A consultoria para os empreendedores é feita pela equipe da Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), ligada à SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho), que apoia as pessoas que têm ou querem abrir um negócio nas periferias da capital paulista. 

As ações ligadas ao artesanato são coordenadas pelo programa Mãos e Mentes Paulistanas, que contribuiu com a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manualistas paulistanos e estimula a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e o progresso econômico local. 

Temas como o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e comportamentais, as chamadas softskills e hardskills, serão abordados pela Fundação Paulistana nesta quinta, por meio do programa Elabora, com orientações sobre os cursos de capacitação profissional.

A ação também contará com a unidade móvel do Crai (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes), que vai oferecer atendimento relacionado à regularização migratória, orientações sobre acesso a direitos e rede de serviços. A OIM (Organização Internacional para as Migrações) e a Alac (Associação Latino-Americana de Cultura) são apoiadoras da feira, que está na segunda edição.

Serviço:
2ª Feira de Empreendedorismo Imigrante

Dias 8 e 9 de dezembro, das 10h às 18h
Local: Largo do Arouche (região central de São Paulo)

Últimas