Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confira sete filmes sobre empreendedorismo que você deve assistir

Procurando inspiração para empreender? Veja a lista que o Renda Extra separou para você e aproveite as dicas!

Renda Extra|Do R7 Conteúdo e Marca

Filmes são excelente fonte de inspiração para quem sonha abrir o próprio negócio
Filmes são excelente fonte de inspiração para quem sonha abrir o próprio negócio Filmes são excelente fonte de inspiração para quem sonha abrir o próprio negócio

Os filmes sobre empreendedorismo, atuais ou antigos, baseados em histórias reais ou fictícias, são uma excelente fonte de inspiração para quem deseja realizar o sonho de abrir o próprio negócio.

Por isso, o Renda Extra selecionou para você sete sugestões de filmes de sucesso aos quais todo empreendedor ou iniciante deve assistir. Pegue papel e caneta para anotar nossas dicas valiosas e já prepare a pipoca e a bebida.

7 filmes sobre empreendedorismo para se inspirar

1 - Walt Antes de Mickey - Walt Before Mickey (2014) 

Abrimos esta lista com o filme baseado na história real de Walt Elias Disney (Thomas Ian Nicholas), desenhista americano conhecido mundialmente graças ao personagem que mudou sua vida: o ratinho Mickey Mouse.

Publicidade

Baseado no livro homônimo, esse longa narra a trajetória de Walt Disney e os obstáculos que ele teve que superar até a criação de Mickey, que o tornou famoso no século 20 e se transformou em uma das marcas mais valiosas do mundo.

A trama dá lições importantes sobre criatividade, liderança, plano de negócio, gestão de marca, foco, persistência, concorrência e pessoas com o mesmo propósito.

Publicidade

2 - Coco Antes de Chanel - Coco avant Chanel (2009)

Esta cinebiografia sobre a fundadora de uma das grifes mais famosas do mundo está entre os grandes filmes de empreendedorismo feminino do cinema.

Publicidade

O longa conta a história da francesa Gabrielle Bonheur “Coco” Chanel (Andrey Tatou), desde sua infância pobre em um orfanato até ela se tornar uma poderosa estilista e empreendedora no século 20, cuja marca revolucionou o mercado da moda e até hoje é sinônimo de qualidade e luxo.

Essa obra mostra que coragem, inovação, persistência, determinação e um bom networking são fundamentais para o sucesso de um negócio.

3 - Steve Jobs (2016)

Narra a história de Steve Jobs (Michael Fassbender), cofundador da Apple, uma das maiores e mais valiosas empresas de tecnologia do mundo.

A trama é focada na personalidade de Jobs e retrata os três momentos decisivos da trajetória profissional do criador da marca da maçã mordida até sua chegada ao topo do sucesso: o lançamento do computador Macintosh (1984), a compra da empresa NeXT (1996) e o surgimento do iPod (2001).

O longa traz lições valiosas sobre superação, como a volta de Steve Jobs à Apple anos depois de ter sido mandado embora da própria empresa que ajudou a fundar. Amar o que faz, acreditar no projeto, ser criativo, investir em experiências inovadoras para o cliente e antecipar o futuro são outras lições aprendidas.

4 - Fome de Poder - The Founder (2016)

Este longa conta como o McDonald’s deixou de ser apenas uma simples lanchonete de beira de estrada, nos anos 50, para se tornar uma das maiores e mais lucrativas franquias de fast-food do mundo.

Ray Kroc (Michael Keaton) é um simples vendedor de máquina de milk-shake que enxerga na lanchonete fundada pelos irmãos Mac e Dick McDonald um modelo de negócio alimentício inovador, com grande potencial para franquias. Apostando nesse sucesso, Kroc decide se tornar sócio dos irmãos McDonald.

A rede de fast-food começa a crescer, assim como a fome de poder de Kroc, que, com atitudes discutíveis, aos poucos assume o controle total da empresa dos irmãos McDonald e a transforma em um império bilionário.

Fome de Poder mostra como é fundamental acreditar no seu produto/negócio, ser curioso, ter mente aberta para mudanças, ser persistente e que idade é apenas um número (Ray Kroc tinha 52 anos quando se tornou dono da marca).

5 - A Rede Social - The Social Network (2010)

O filme do gênero drama é baseado na história de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), fundador da rede social Facebook e uma das personalidades mais influentes e poderosas do mundo na atualidade.

Em 2003, Zuckerberg era apenas mais um estudante de programação de computadores da Universidade Harvard quando teve a ideia genial de criar a rede social que revolucionaria a comunicação mundial. Seis anos depois, foi considerado o mais jovem bilionário da história.

Além de mostrar o lado empreendedor de Mark Zuckerberg e de ensinar que é necessário estar sempre atento às necessidades dos clientes, o longa traz à tona os muitos conflitos e dilemas comuns de jovens empreendedores, como o relacionamento com os sócios, investimento e persistência em ver uma ideia se concretizar.

6 - Um Senhor Estagiário -The Intern (2015) 

Esta comédia conta a história de Ben Whittaker (Robert De Niro), um aposentado e viúvo de 70 anos que procura se reinventar. Ele vê na vaga de estágio aberta no e-commerce de roupas da jovem empresária Jules Ostin (Anne Hathaway) a chance de mudar de vida.

De forma divertida, Um Senhor Estagiário provoca muitas reflexões relevantes, como gerenciamento de crise, a necessidade de se reinventar para permanecer no mercado de trabalho, confiar em seu potencial e que é possível aprender, independentemente da idade.

7 - O Homem que Mudou o Jogo - Moneyball (2012)

Baseado em fatos reais, este longa mostra a história de Billy Beane (Brad Pitt), gerente de um time de beisebol que sofre com um orçamento apertado para cuidar de sua equipe.

Visionário, Beane então desenvolve um sofisticado programa de estatísticas para seu clube, transformando-o em um dos principais times da modalidade nos anos 80. O Homem que Mudou o Jogo mostra que dedicação e comprometimento são fundamentais para mudar cenários.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.