Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contas gov.br ouro e prata crescem 268 mil em dez dias com o Desenrola

Certificação garante mais segurança para as operações e é exigida para participar do programa de renegociação de dívidas

Renda Extra|Do R7

Para participar do Desenrola é preciso conta gov.br ouro ou prata
Para participar do Desenrola é preciso conta gov.br ouro ou prata Para participar do Desenrola é preciso conta gov.br ouro ou prata

Em dez dias da nova fase do programa Desenrola Brasil, a plataforma gov.br, de serviços do governo federal, registrou um aumento de 268 mil contas de nível ouro e prata.

Vários serviços públicos digitais exigem uma conta gov.br nos níveis ouro ou prata, que demandam mais autenticações, como reconhecimento facial e autorização via aplicativo.

Essa certificação garante mais segurança para as operações realizadas no site e é exigida para participar do programa de renegociação de dívidas com desconto, que começou no último dia 9 de outubro.

Segundo o Ministério da Gestão, a nova fase do Desenrola tem 32 milhões de beneficiários estimados. "Desse total, 29,63% com contas ouro e 13,09% com conta prata, o que mostra um aumento de cerca de 268 mil contas desses níveis desde o lançamento da nova fase", afirma a pasta em nota.

Publicidade

"Já com conta bronze, são 43,80%, uma diminuição de cerca de 185 mil contas deste nível no mesmo período. E ainda temos 13,48% de possíveis beneficiários sem conta, o que representa uma diminuição de quase 83 mil pessoas sem cadastro no âmbito de potenciais beneficiários", acrescenta a nota.

Leia também

Atualmente, são mais de 153 milhões de contas que podem acessar 4.200 serviços digitais, como o Meu INSS, a Carteira Digital de Trânsito, a Declaração do Imposto de Renda e, agora, o Desenrola. 

Publicidade

São três níveis de segurança: bronze, prata e ouro, sendo bronze o nível considerado básico, e ouro, o de segurança máxima.

Para conseguir uma conta prata, o cidadão tem que fazer reconhecimento facial para conferência de sua foto com a da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um banco credenciado pela plataforma gov.br.

Publicidade

Já a conta ouro é aquela com nível máximo de segurança, dando acesso a qualquer serviço público digital. Para alcançar esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR code da CIN (Carteira de Identidade Nacional) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Veja o passo a passo

Como realizar o cadastro?

O cadastro é realizado diretamente no portal do governo federal:

• acesse www.gov.br;

• selecione "Entrar com gov.br”;

• digite seu CPF e clique em “Continuar” para criar ou alterar sua conta;

• ao realizar o cadastro, o cidadão preenche um formulário simples, e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. O cadastro também pode ser realizado em uma agência do INSS ou nos postos do Senatran. Todavia, esse formulário só permite o nível bronze;

• para subir para o nível prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal ou fazer o login pelo banco, caso esse faça parte dos que estão credenciados. São eles: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi e Mercantil do Brasil. Lembrando que o cidadão deve ter o número de telefone cadastrado em seu banco para recebimento do SMS de confirmação do acesso;

• já a conta ouro exige o reconhecimento facial pelo aplicativo para a conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou validação a partir do QR code da sua Carteira de Identidade Nacional ou com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil;

• para aumentar o nível da sua conta gov.br de bronze para prata ou ouro, você também pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações; o próprio aplicativo já oferece a oportunidade de aumentar o nível da sua conta.

O que é a conta gov.br?

A conta gov.br é a identificação que comprova em meios digitais que o cidadão é o cidadão. Com ela, é possível se identificar com segurança na hora de acessar serviços digitais, como Declaração de Imposto de Renda, Serviços do SUS, Portal e-Social e Enem. Ela é gratuita e está disponível a todos os brasileiros.

Além do acesso aos serviços, uma conta no gov.br possibilita apresentar seus documentos digitais — como a Carteira de Trânsito Digital —, assinar documentos eletronicamente e realizar a prova de vida digital.

Em caso de dúvidas sobre o aplicativo gov.br, acesse a página gov.br/conta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.