Renda Extra Inadimplência bate novo recorde e atinge 66,6 milhões de brasileiros

Inadimplência bate novo recorde e atinge 66,6 milhões de brasileiros

Brasil ganhou 4 milhões negativados no intervalo de um ano, mostra Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor

  • Renda Extra | Do R7

Segmento de bancos e cartões lidera dívidas dos brasileiros

Segmento de bancos e cartões lidera dívidas dos brasileiros

Edu Garcia/R7 - 20.04.2022

O Brasil bateu o recorde com 66,6 milhões de inadimplentes no mês de maio, o maior número desde o começo da série histórica iniciada, em 2016, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (11) pelo Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o estudo mostra para o aumento de 4 milhões de nomes negativados. Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, apesar do aumento da inadimplência ser esperado, é possível melhorar a situação.

“Os consumidores precisam continuar se organizando financeiramente e utilizando ferramentas disponíveis, como o saque do FGTS para tentar tirar o nome do vermelho”, orienta Rabi.

A análise por setor registrou que o maior volume de dívidas negativadas está no segmento de bancos e cartões, com 28,2% do total. Em seguida estão as contas básicas como água, luz e gás agrupadas, com 22,7%. Em terceiro lugar ficam os setores de varejo e financeiras, com 12,5% cada.

Últimas