Trânsito intenso de veículos nas proximidades da Ponte da Cidade Universitária, sentido Interlagos
RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO-05/01/2023Termina nesta quinta-feira (12) o prazo para o pagamento à vista, com desconto de 3%, do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2023 para os veículos com final de placa 2. Aqueles que optarem pelo parcelamento de até 5 vezes também têm a primeira parcela com vencimento hoje.
Confira o calendário de pagamento do imposto em todos os estados e no DF
O pagamento pode ser feito nas agências dos bancos credenciados com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), pela internet ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.
A consulta do valor está disponível em toda a rede bancária ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. O calendário de acordo com o final de placa dos veículos vai até o dia 24 de janeiro.
É possível quitar o IPVA 2023 com cartão de crédito nas empresas credenciadas na Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e ajustar a melhor negociação com o contribuinte.
Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao governo estadual de forma imediata, sem qualquer desconto nem encargo.
Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelo canal Fale Conosco, no portal.fazenda.sp.gov.br.
Economistas ouvidos pelo R7 afirmam que vale a pena aproveitar o desconto de 3% e pagar à vista, desde que o proprietário do veículo tenha o recurso.
O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
Se permanecer a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa e o nome do proprietário será incluído no Cadin Estadual, o que vai impedi-lo de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria-Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.
A inadimplência do IPVA impossibilita o novo licenciamento do veículo. Após a data-limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).