Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mutirão para renegociar dívidas de bancos começa nesta terça-feira

Campanha deste ano vai alertar sobre o superendividamento e a possibilidade de sua resolução

Renda Extra|Do R7

Podem participar pessoas físicas com dívidas não atreladas a bens de garantia
Podem participar pessoas físicas com dívidas não atreladas a bens de garantia Podem participar pessoas físicas com dívidas não atreladas a bens de garantia

O consumidor poderá renegociar dívidas com bancos e reequilibrar suas finanças no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que começa nesta terça-feira (1º) e vai até o dia 30 de novembro.

A ação é promovida pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), BC (Banco Central), Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e Procons de todo o país, com a participação de mais de 160 instituições.

Podem participar pessoas físicas que tenham dívidas em atraso contraídas de bancos ou instituições financeiras não atreladas a bens dados em garantia. O interessado deve acessar a página do Mutirão, na qual encontrará orientações para negociar a dívida em atraso, além de informações para organizar suas finanças e melhorar sua saúde financeira e dicas para identificar o superendividamento.

Neste ano, a campanha vai alertar sobre o superendividamento e a possibilidade de recuperação. Pela lei, esses cidadãos superendividados têm direito à renegociação global, com todos os credores simultaneamente, o que possibilita acordos mais adequados do que a negociação com cada banco e a solução efetiva para o problema do superendividamento.

Publicidade

Por isso, a orientação é de que as pessoas com suspeita de superendividamento não renegociem suas dívidas pelo Mutirão, mas busquem ajuda especializada nos órgãos de proteção e defesa do consumidor, cujos links estarão disponíveis na página do Mutirão.

As negociações do Mutirão serão realizadas por meio da plataforma Consumidor.gov.br ou dos canais diretos das instituições participantes, disponíveis na página do Mutirão.

Publicidade

Também o interessado terá acesso ao link do Registrato, sistema do Banco Central com informações de dívidas com bancos e órgãos públicos, cheques devolvidos, contas, chaves Pix e operações de câmbio, e à plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia Febraban.

No último Mutirão, realizado em março de 2022, foi negociado 1,7 milhão de contratos em atraso durante 25 dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.