Renda Extra Preço de fralda infantil e para adulto varia 130%, mostra pesquisa

Preço de fralda infantil e para adulto varia 130%, mostra pesquisa

Segundo o Procon-SP, o levantamento, realizado em lojas online, reforça a importância de pesquisar antes de comprar

  • Renda Extra | Do R7

Em relação á pesquisa do ano passado, houve aumento no preço médio de 9%

Em relação á pesquisa do ano passado, houve aumento no preço médio de 9%

Reprodução/Pexels

O preço de fraldas infantis e para adultos variou até 130% em agosto. O levantamento realizado pelo Procon-SP aponta diferenças nos valores cobrados para o mesmo produto.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, um pacote de Bigfral Pants Premium, tamanhos G/XG, com sete unidades, da Ontex Global, foi encontrado por R$ 46,70 em um estabelecimento e por R$ 20,25 em outro.

Na comparação entre as pesquisas feitas em 2022 e 2021 dos produtos comuns, constatou-se que houve, em média, acréscimo no preço médio de 9%, sendo que entre as fraldas infantis a variação foi de 7,47% e,  entre as de adultos, de 13,88%. O Índice de Preços ao Consumidor IPC-SP da Fipe, referente ao período analisado, registrou variação de 10,73%.

A pesquisa, feita pela equipe da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor de 16 a 18 de agosto, teve como objetivo oferecer uma referência de preço ao consumidor.

Foram coletados os preços em seis sites e comparados 83 itens, sendo 50 produtos para bebês/crianças e 33 para adultos.

Confira os preços pesquisados

Reprodução/Procon-SP

Reprodução/Procon-SP

Veja as orientações aos consumidores

• É recomendável fazer comparações em diversos estabelecimentos, sempre aliando preço, qualidade e custo-benefício do deslocamento, e pesquisar o valor unitário do mesmo produto, dividindo o custo da fralda pela quantidade do pacote.

• Os fabricantes costumam ofertar a mesma fralda em diversos tamanhos de pacote (geralmente, quanto maior a quantidade de fralda por pacote, menor é o valor unitário).

• É importante verificar também o prazo de validade e as especificações do produto.

• Na hora de escolher o modelo ideal das fraldas, especialmente as geriátricas, deve-se considerar os seguintes fatores: tamanho ideal, capacidade de absorção, hipoalergênicas, formato anatômico, barreiras que impedem vazamentos, neutralizante de odores, produto hidratante (protege contra assaduras e proporciona mais conforto), qualidade das fitas adesivas e, no caso de alguns modelos, também o  indicador de umidade.

Fonte: Procon-SP

Últimas