Média de juros para empréstimo é de 7,97%
Agência Brasil / Marcello Casal Jr.Levantamento mensal do Procon-SP feito nos principais bancos comerciais do país constatou que a taxa média de juros para empréstimo pessoal foi de 7,97% ao mês, uma redução de 0,01 ponto percentual em relação a setembro.
Nessa modalidade, a única instituição que apresentou alteração foi o Banco do Brasil, que reduziu sua taxa de 6,35% ao mês para 6,31% ao mês — uma redução de 0,04 ponto, o que representa uma variação negativa de 0,63%. Os demais bancos mantiveram suas taxas.
O cheque especial permanece sem alterações desde fevereiro de 2021, com uma taxa média de juros de 7,96% ao mês em todos os bancos pesquisados.
Os dados foram coletados em 3 de outubro nas instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
O levantamento é realizado mensalmente pela diretoria de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP junto às principais instituições financeiras; os dados referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes (pessoa física) não preferenciais, independentemente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de trinta dias e, para o empréstimo pessoal, o prazo de contrato de 12 meses.
Mesmo não ocorrendo elevação nas taxas de juros, o Procon-SP recomenda que o consumidor evite essas linhas de crédito, pois elas encontram-se em patamares bastante elevados.