Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vale a pena usar cartão de crédito para pagar conta de água e luz?

Utilizar modalidade para quitar serviços essenciais pode ajudar a postergar data, mas também pode gerar endividamento. Confira!

Renda Extra|Márcia Rodrigues, do R7

Cartão de crédito pode ser aliado ou vilão na hora de organizar o orçamento familiar
Cartão de crédito pode ser aliado ou vilão na hora de organizar o orçamento familiar Cartão de crédito pode ser aliado ou vilão na hora de organizar o orçamento familiar

A Enel Distribuição São Paulo começou a aceitar cartão de crédito para o pagamento das contas de energia a partir deste mês. A modalidade já vem sendo utilizada por consumidores para quitar débitos de água e de telefone.

Usar o cartão de crédito para pagar contas de água, luz e telefone vale a pena? O que dizem os especialistas?

Leia também

A modalidade é boa para ajudar o consumidor que precisa ganhar um tempo para pagar as contas essenciais e evitar cortes das concessionárias. Porém%2C se o consumidor perceber que não vai conseguir quitar a fatura%2C ele deverá buscar alternativas mais baratas de crédito%2C como empréstimo pessoal%2C para não entrar no rotativo.

(Miguel de Oliveira)

Para Miguel José de Oliveira, diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças), utilizar o cartão de crédito para pagar contas essenciais não é um problema. A modalidade, segundo ele, é usada no mundo inteiro também para essa finalidade.

"O grande problema é não pagar a fatura na data de vencimento e entrar no crédito rotativo, que opera com juros elevados, 13% ao mês", alerta Oliveira.

Publicidade

A recomendação é: "Use o cartão de crédito para pagar contas de água, luz e telefone, mas se você tem a garantia de que vai pagar a fatura em dia".

Juliana Inhasz, professora de economia do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), acredita que essa possibilidade de pagamento é interessante para quem gosta de se programar, mas exige cautela.

Publicidade
Muita gente pode usar essa possibilidade para postergar pagamentos e acabar gerando uma bola de neve e se endividando. Considerando os elevados juros%2C se não houver o pagamento%2C as pessoas vão ver contas essenciais subirem de valor efetivo de forma rápida.

(Juliana Inhasz)

A professora frisa que "particularmente não acha uma boa passar contas de consumo no crédito considerando o consumidor mediano".

"A maior parte dos brasileiros não tem controle nem salário elevado garantido que façam essa opção ser uma garantia de pagamento sem juros elevados", diz.

Publicidade

Energia elétrica mais cara: saiba quais são os vilões da conta de luz

" gallery_id="60ba8b104b49553ac0000bf0" url_iframe_gallery="renda-extra.r7.com/vale-a-pena-usar-cartao-de-credito-para-pagar-conta-de-agua-e-luz-14082022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.